Ágar Plate Count – PCA
R$70,00
PCT 10PL 20ML 90X15MM
- Contagem Padrão em Placas
Descrição:
Meio nutritivo destinado à contagem de microrganismos, ou manutenção de culturas de bactérias.
A Contagem Total de Aeróbios Mesófilos em placas, (Aerobic Plate Count), também denominada como Contagem Padrão em Placas, é o método mais utilizado como indicador geral de populações bacterianas em alimentos, águas, entre outros. A Contagem Total de Aeróbios Mesófilos não diferencia tipos de bactérias, sendo utilizada para se obter informações gerais sobre a qualidade de produtos, práticas de manufatura, matérias primas utilizadas, condições de processamento, manipulação e vida de prateleira. O acréscimo do TTC (Cloreto de Tetrafenil-tetrazólio) permite que as colônias que eventualmente se desenvolvam no meio corem em tonalidade vermelha, facilitando assim sua visualização. Este meio é recomendado para contagem de Aeróbios Mesófilos pelo método de plaqueamento em superfície (spread plate) e plaqueamento em profundidade (pourplate). O plaqueamento em superfície é considerado vantajoso, pois não expõe os microrganismos ao calor do meio fundido, permite a visualização de características morfológicas e diferenciais de colônias. Sua principal desvantagem é que o volume inoculado é limitado à capacidade de absorção de líquido pelo meio de cultura, que não permite a inoculação de mais do que 0,5mL por placa. O procedimento padrão é a inoculação de 0,1mL/placa de cada diluição, com limite de detecção de 100 UFC/g para produtos sólidos ou 10 UFC/mL para produtos líquidos. O plaquemanento em profundidade tem limite de detecção de 10 UFC/g para produtos sólidos ou 1 UFC/ml para produtos líquidos. Esse procedimento pode ser adaptado, se necessário, para limite de detecção de 1 UFC/g para produtos sólidos. O PCA é formulado de acordo com a Associação Americana de Saúde Pública (APHA), onde possui em sua formulação peptonas que fornece aminoácidos que são necessários para o crescimento microbiano. O extrato de levedura fornece, principalmente, o complexo de vitaminas B e a dextrose é uma fonte de energia. O TTC é reduzido para o formazan insolúvel dentro da célula bacteriana produzindo colônias vermelhas.
Tipos de amostras: O Plate Count Ágar é usado para obter contagens microbianas do leite e dos produtos lácteos, alimentos, águas e de outros materiais de importância sanitária. O laboratório deve estabelecer critérios de coleta, rejeição e conservação das amostras, conforme sua política da qualidade. Sempre considerar as necessidades específicas dos microrganismos alvos das análises, microrganismos com necessidades especiais (suplementos específicos ou ambiente controlados) podem não apresentar crescimento adequado se semeados em meio de cultura que não apresente os requisitos mínimos
.Armazenamento e estabilidade: Para fins de transporte, o produto pode permanecer em temperatura ambiente por até 72h. No laboratório as placas devem ser armazenadas de 2 a 25ºC, condições em que se mantém estáveis até a data de vencimento expressa em rótulo, desde que isento de contaminação de qualquer natureza. O uso de refrigerador tipo frost-free não é recomendado para meios de cultura devido ao efeito desidratante deste tipo de equipamento.